Neste jornal podemos reparar que, na primeira página, a imagem não está alinhada com as colunas de texto em baixo apresentadas. Na segunda página, de baixo da imagem temos três colunas que deviam ser seguidas em baixo. E por fim, na parte lateral direita verificamos que há muitos espaços vazios entre as palavras.
Neste jornal notámos várias deficiências a nível de alinhamento.
Apesar do folheto apresentar um bom alinhamento entre colunas os textos de uma página e da outra poderiam estar alinhados.
Influenciada pelo movimento modernista, o uso da grelha, no Design, evolui após a segunda guerra mundial. Max Bill, Emil Ruder, e Josef Müller-Brockmann são algumas das referências que permitiram a evolução do uso da grelha no Design. A grelha passou a ser utilizada não só como guia na paginação de livros, como também passou a marcar presença em todo e qualquer trabalho de edição. Foi dada ênfase a todos os elementos geométricos, desde módulos, linhas e pontos.
Design Tipográfico
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.
Na maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objectivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objectivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.
Colunas
Exemplo de uma grelha; página dupla, cada página com duas colunas
As colunas servem para a organização estrutural de elementos gráficos e tipográficos, representando uma subdivisão vertical de uma grelha.
Livros costumam usar uma ou duas colunas, revistas costumam usar duas ou três colunas; jornais podem usar de cinco até 7 colunas.
Quando existe mais do que uma coluna, duas ou mais, estas são frequentemente padronizadas e organizadas segundo uma grelha.
São separadas por um espaço em branco denominado goteira. Antigamente, as goteiras costumavam ser preenchidas por um filete para a acentuar a separação entre as colunas. Hoje, a goteira é quase sempre um espaço deixado livre (branco).
Largura
A largura de uma coluna depende de factores estéticos e funcionais. Uma vez que constitui a principal forma de estruturar texto corrido, a tendência funcional é a de subordinar a largura da coluna à dimensão das linhas de texto, ao corpo da fonte usada, à legibilidade do texto.
As Boas Práticas da Tipografia são consensuais relativamente à largura de uma coluna: o comprimento de uma linha de texto deve maximizar a legibilidade.